Shantala “Um Toque de Amor” de Barra Velha


 
O Centro de Referência de Assistência Social de Barra Velha (CRAS) sob a supervisão da Gestora e Secretária de Assistência Social Oleias dos Prazeres Nogaroli, na busca de uma alternativa, utilizando de recursos humanos e materiais existentes, implantou projetos voltados ao serviço de convivência e fortalecimento de vínculos.

Seguindo essa proposta iniciou o projeto para nutrizes intitulado “Um Toque de Amor”, por meio de aprendizagem de massagem para bebês com a técnica de Shantala.

A oficina de Shantala acontece todas as segundas feiras no horário das 14h30 às 16h nas dependências do CRAS. Administrada pela Tecnóloga em Cosmetologia e Estética Fernanda F. da Silva e a voluntária técnica de enfermagem Maria Gorete dos Santos que ministra palestras e orientações sobre primeiro socorro infantil, higiene do recém-nascido, principais enfermidades na infância e acompanhamento às mães em suas necessidades.

Shantala

A Shantala é uma a técnica de massagem para bebês usada a milhares de ano na Índia. Dela tomamos conhecimento através do Dr. Frederick Leboyer, obstetra Francês que observou em Caucutá, uma mãe massageando o seu bebê. Batizou a sequência de movimentos com o nome daquela mulher, SHANTALA. Antes de ser uma técnica, Shantala é uma arte de dar amor através das mãos e do olhar.

A criança que recebe amor na infância será um adulto equilibrado, sem trauma e que transmitirá sentimentos altamente elevados para com os seres humanos e toda a natureza.

A técnica tem princípios originários da Yoga e da medicina tradicional Indiana. A sequência da Shantala é composta por exercícios. Cada um beneficia uma parte especifica do corpo e a serie completa trás equilíbrio, eixo e harmonia para o bebê.
Os efeitos são imediatos, tais como: elimina tensões e bloqueios provocados pelo parto, previne e diminui cólicas intestinais, facilita o sono tranquilo e profundo, relaxa o sistema neurológico, diminui a ansiedade, desenvolve a coordenação psicomotora, promove a autoestima e segurança, fortalece o sistema imunitário, reforça a relação afetiva entre a mãe e o bebê.

Segundo Gabriel Shalita em sua obra: “Educação: a solução está no afeto”, “De qualquer forma, a preparação, o amparo das pessoas queridas e o carinho são essenciais para o desenvolvimento saudável desse novo ser que veio ao mundo”, descreve.

Livro: Educação: a solução está no afeto,
Ano: 2004
Autor: Gabriel Shalita
Editora: Vozes

Assessoria de Comunicação
Carolina Nunes de Souza
Fones (47) 3446-7700

Postagens mais visitadas deste blog

Havan inaugura a maior estátua do Brasil em Barra Velha

Finanças: Rentabilidade, Lucratividade, Prazo de Retorno e Ponto de equilíbrio

Dabarra Planagem: Serviços de terraplanagem em Barra Velha e região